3 passos simples para ganhar mais horas no seu dia

3-passos-simples

Em algum momento da vida, já procrastinamos atividades acumuladas, perdemos tempo em tarefas aparentemente inúteis ou retrabalhos. Isso é frustrante, além de um imenso desperdício.

Já imaginou em não ficar preso a atividades triviais e ganhar algumas horas no seu dia?

De acordo com o relatório recente da McKinsey, as pessoas gastam hoje 61% do seu tempo gerenciando trabalho, em vez de fazê-lo. Parece loucura, mas realmente acontece.

Você tem esse tempo, só precisa libertá-lo. Descubra como e comece agora mesmo:

1. Livre-se da bagunça

Segundo Marie Kondo, autora do livro que é fenômeno mundial “A mágica da arrumação”, a organização pode transformar a vida de qualquer um. O objetivo é livrar-se daquilo que é dispensável e não agrega valor algum.

Comecemos pelos papéis, você realmente não precisa deles em seu ambiente de trabalho. Elimine-os ou, ao menos, comece reduzindo a quantidade (o planeta agradece e as próximas gerações também).

O registro em papel é um problema devido a três principais pontos: ocasiona erros na transcrição de dados, dificulta a rastreabilidade de informações e gera gastos com aquisição de material e armazenamento.

Solução:

  • Informatize os seus registros, use arquivos digitais. O uso do Mobile Coleta para realização das coletas, além de tornar seu trabalho mais confiável e automatizado, sincroniza as informações com o myLIMS de maneira prática e rápida.
  • O DAQ, por sua vez, realiza a aquisição dos dados de equipamentos de análise de forma automática, eliminando completamente a transcrição de dados e transformando minutos em segundos.

2. Transforme a organização em rotina

Não é fácil mudar velhos hábitos. Mas pense no cenário: Você demora 1 hora para organizar suas atividades diárias. Dedique 1 hora a mais na segunda-feira para aprender um novo método. No dia seguinte levará apenas 30 minutos para executar a tarefa, terá economizado 50% do seu tempo.

Depois que a organização se torna um hábito para você e os demais colaboradores de sua empresa, o fluxo de trabalho será tão mais simples, menos engessado e mais eficiente que vocês não vão saber mais viver sem ela.

Solução:

  • Visualize suas Atividades por data de execução e vincule-as a eventos na Agenda. Esse método permite que você controle além de seus compromissos, também suas tarefas de maneira organizada, evitando conflitos com outras atividades ou participantes. Também te dará controle de atividades realizadas por outros colaboradores, sem ter que questioná-los a respeito.
  • Conferir todas as análises de uma só vez pode confundir seu analista, pois quem tem várias prioridades, na verdade não tem nenhuma prioridade. Faça um filtro das análises por validade e data de conclusão. Dessa forma, você evidencia qual é a análise prioritária, deixando-a no topo. Economia de tempo e agilidade na execução da etapa!

3. Automatize tudo!

Lembra-se como era difícil chegar em um lugar desconhecido com o uso de mapas? Ter que perguntar em postos de gasolina, além de pegar caminhos errados e acabar se perdendo. Tudo isso virou passado com o seu smartphone, capaz de responder qualquer pergunta, disponibilizar GPS, localização e o que for preciso. Tudo isso, muitas vezes através de informações atreladas a imagens e comando de voz.

O uso de dispositivos para agilizar o tempo na execução de tarefas tem ajudado a economizar segundos em cada ação, minutos ao fim do dia, horas no fim do mês e dias no fim do ano.

Mas como aplicar isso no seu dia a dia no laboratório?

Solução:

  • Chega de acumular várias planilhas de Excel™ com dados inseridos manualmente. O uso de dashboards no myLIMS, permite a gestão de seu laboratório com gráficos indicadores e envio de alertas por e-mail, simplificando a visualização de desvios e agilizando a tomada de ações corretivas.
  • Elimine o registro das análises nos ultrapassados cadernos em papel. Com o uso do Mobile Análises, utilizado em tablets ou smartphones, você, facilmente, garantirá um maior número de análises com menor tempo investido. E não acaba por aí, o registro, cálculo e liberação das amostras pode ser realizado através do comando de voz. Tão simples como enviar um áudio no WhatsApp.
  • Para fechar com chave de ouro, depois de liberar os resultados das análises, seus clientes poderão ter acesso através do myLIMS Portal, utilizando usuário e senha próprios, mantendo o sigilo das informações, rapidez e comodidade. Bem como, economia com os custos relacionados a entrega desses relatórios.

Esses 3 passos são um combo de benefícios onde está incluso: Confiabilidade dos resultados, redução de custos e tempo na transcrição de dados e ainda garantir a satisfação do cliente por receber resultados confiáveis no menor tempo possível.

Dados do Autor
Grace Souza
Comunicação e Marketing – Labsoft Tecnologia

Ainda não é cliente? Conheça o software myLIMS

Deixe um Comentário