Bem Brasil – Otimização da maior indústria brasileira de batata

Ramon

 Ana Cláudia Rocheto
Especialista em Desenvolvimento de Produto

O software myLIMS veio para facilitar e otimizar a rastreabilidade das informações. Além disso, o myLIMS representa melhora na gestão do controle da qualidade, tornando os processos decisórios mais ágeis e confiáveis. ”

 

A empresa

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais e, atualmente, a fábrica já produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata pré-frita congelada, e ocupa a liderança do varejo nacional no segmento de batatas pré-fritas congeladas, fazendo frente competitiva a grandes companhias mundiais em seu segmento.

O polo produtivo de Araxá/Perdizes, no Triângulo Mineiro, tem cerca de 600 colaboradores diretos e gera mais de 2.000 empregos indiretos. A estrutura de ambas as fábricas propicia a produção de 250 mil toneladas de batata pré-frita congelada, o equivalente a 55% do consumo interno do produto.

A situação

A Bem Brasil costumava controlar seus processos através de planilhas de Excel que eram preenchidas manualmente. Esse método dificultava e tornava lento o rastreio das informações.

Alguns índices de produção eram acompanhados por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning). Porém, o software não oferecia um módulo de qualidade que atendesse com eficiência as necessidades da Bem Brasil.

O tempo para rastrear as informações foi reduzido em pelo menos 50% com a utilização do myLIMS. “
A solução

A busca por uma solução a fim de atender e otimizar todos os processos da Bem Brasil, de maneira integrada e eficiente, levou a averiguar todas as opções de softwares oferecidas no mercado. Diante da indicação de um fornecedor parceiro, que já era cliente Labsoft, o myLIMS foi apresentado a Bem Brasil.

“Vimos que o myLIMS é prático e funcional para os processos que devem ser controlados pela Bem Brasil. Além disso, ele oferece uma forma de utilização mais simplificada que os sistemas oferecidos por empresas concorrentes, o que facilitaria a utilização e gestão do sistema. ” Afirma Ana Cláudia Rocheto, Especialista em desenvolvimento de produto.

Benefícios
O histórico de dados no myLIMS tornou possível o estudo mais detalhado do comportamento da matéria-prima durante todo o ano, o que dará suporte no planejamento da produção.”

Com o myLIMS Portal a Bem Brasil conseguiu estabelecer uma melhor comunicação e transparência com o fornecedor, visto que é possível enviar os relatórios de análise aos fornecedores de batata parceiros de forma instantânea.

Além disso, foram percebidas diversas melhorias:

  • Diminuição do uso de papel, reduzindo o tempo de acesso a informação, espaço de armazenamento e economizando uma média de 156.000 folhas de papel anuais com custo aproximado de R$ 8.000,00.
  • O tempo para rastrear as informações foi reduzido em pelo menos 50%. A busca de dados se tornou mais rápida e prática para todos os setores da empresa, o que facilitou e otimizou o trabalho do dia a dia.
  • SAC (Serviço de Atendimento ao cliente) – Rastreabilidade do processo desde o recebimento da matéria-prima até o produto acabado. Com a informatização dos registros e centralização de informações sobre análises no myLIMS, foi garantido o controle da qualidade e um pronto atendimento ao cliente.
  • Os dashboards com indicadores e relatórios específicos, proporcionam a tomada de decisão com maior agilidade, assim como, visão e controle amplo do processo. Eles são utilizados diariamente pela gestão da Bem Brasil, facilitando a comunicação com clientes ou consumidores.
  • O histórico de dados tornou possível o estudo mais detalhado do comportamento da matéria-prima durante todo o ano, o que dará suporte no planejamento da produção. Bem como a validação de parâmetros de análise atualmente estabelecidos para a matéria-prima.
  • Redução dos riscos com erros de cálculo de resultados, visto que agora todos os valores que envolvem cálculo são realizados automaticamente pelo myLIMS.

 

Solicite uma demonstração

Deixe um Comentário