Norma ISO/IEC 17025

LIMS para atendimento das normas do laboratório

Cumprimento da norma 17025 garante total rastreabilidade dos dados

Nas atividades diárias do laboratório analítico, é necessário assegurar a rastreabilidade de todo o ciclo de vida das amostras e das análises realizadas para garantir a qualidade final do produto, promover a integração com a produção e atender a várias normas como a 17025 para laboratórios. Hoje com o auxílio de um Software para laboratório é possível diminuir expressivamente o tempo de extração de dados com a garantia de confiabilidade de todo o processo, centralizando todas as informações em um único sistema.

Para o cumprimento da Norma 17025 para laboratórios e garantir a rastreabilidade do ensaio, algumas informações devem estar registradas, como tipo de amostra e métodos. Após o registro das informações serem inseridos em um software LIMS, todo o trabalho realizado pode ser acompanhado. É possível localizar de forma fácil quem realizou determinado método, em qual equipamento, quais cálculos foram feitos, tempo, tendência de resultados, etc.

Um software para laboratório adequado às suas necessidades garantirá total rastreabilidade de toda cadeia analítica, além de proporcionar maior confiabilidade, segurança das informações e cumprimento da Norma 17025 para laboratórios.

As ferramentas LIMS foram desenvolvidas especialmente para laboratórios de ensaios, sejam eles laboratórios de Indústria ou Prestadores de Serviços, com o objetivo de auxiliar, de forma flexiva, os analistas, gestores industriais, de qualidade ou do laboratório e os profissionais de TI e TA, além de contemplar os requisitos da Norma 17025 para laboratório.